Que wok comprar para uma alimentação mais saudável?

O Wok é o utensílio icónico da cozinha asiática, e está associado a uma cozinha saudável, cada vez mais presente na gastronomia ocidental. É utilizado para saltear, mas pode também ser o seu melhor aliado no momento de preparar estufados, frituras ou até os melhores arrozes. São fabricados em diversos materiais e tamanhos, e estão disponíveis em vários preços. Continue a ler para descobrir qual é o que melhor se adequa ao seu tipo de cozinha.

Wok cozinha mais saudável

Gostou deste Wok?

Na loja  online Lecuine pode encontrar vários wok, em diversos materiais e tamanhos, e para todos os preços. Se utilizar o código “soulecuiner” desfruta de um desconto especial de 5% para os nossos leitores.

Não existe grande informação sobre como cozinhar em wok; foi este o motivo que nos levou a escrever este artigo onde apresentamos várias informações e dicas sobre os wok disponíveis e como cozinhar neles. Apresentamos apenas as melhores referências disponíveis no mercado, bem como alguns locais para que possa decidir que wok comprar ao melhor preço.

Como cozinhar no Wok?

Com o wok pode preparar praticamente todo o tipo de pratos orientais: utilize-o para saltear vegetais, carne ou marisco; a forma côncava e a altura das paredes do wok permitem que os alimentos sejam rápida e facilmente salteados, como fazem os profissionais! Mas o wok é muiro mais: pode também utilizá-lo para cozer a vapor, para cozer ou até para fritar.

Os peritos na cozinha orientar utilizam o wok inclusive para re-aquecer alimentos, que ficam mais estaladiços e sem o característico sabor da comida aquecida.

Alguns woks trazem acessórios como uma rede e tampa, que permitem ampliar o leque das aplicações: pode fritar, por exemplo, camarões, vegetais ou pedaços de carne e colocá-los a escorrer sobre a grelha, ou utilizá-la em conjunto com a tampa, para preparar legumes cozidos a vapor enquanto, na base, prepara um delicioso estufado.

Que tipos de wok existem?

Quando se perguntar sobre que wok comprar, saiba que hoje em dia é possível encontrar wok fabricados em vários tipos de material, do ferro mineral ao aço de carbono, passando pelo ferro fundido e pelos mais modernos,  revestidos com cerâmica antiaderente.

Quando decidir investir num wok deverá ter em conta vários fatores, sendo de destacar o tamanho, o peso e, não menos importante, o preço do seu wok. Considere também, em função do tamanho e peso, se deverá optar por um wok com punho ou com asas laterais.

Wok em aço de carbono

O mais tradicional de todos é o wok em aço de carbono, ideal para cozinhar a temperaturas elevadas, pelo que requer um período de adaptação inicial; mas, depois de controlar as temperaturas, este será o seu wok preferido para pratos salteados, pois confere o sabor característico da cozinha oriental.

Este tipo de wok permite cozinhar praticamente sem gordura e torna-se imprescindível misturar os ingredientes com frequência,  para evitar que estes se agarrem e para que lhes seja conferida uma caramelização rápida e uniforme.

Não se esqueça de ter em conta o tipo de fogão que utiliza no momento da compra: caso utilize placa de indução, deverá comprar o wok fabricado num material compatível, ou bem algum que contenha um difusor para indução na sua base. A opção mais económica é o Wok em ferro mineral da De Buyer e pode comprá-lo aqui.

O wok em aço de carbono requer um tratamento prévio e depois de cada utilização, mas não é nada complicado: basta lavar com água quente e sabão neutro (evite a utilização de detergentes convencionais), seque-o bem com um papel de cozinha e unte com um pouco de óleo vegetal, para evitar que oxide.

Se optar por um wok da marca francesa De Buyer, este vem acompanhado de um pequeno manual de instruções  com toda a informação para que o seu wok dure muitos anos em perfeito estado, e para que tire dele o máximo partido.

Ainda em aço de carbono,  está disponível o wok Kuhn Rikon que pode comprar aqui. É leve e muito prático.

Que wok comprar ao melhor preço?

Na loja  online Lecuine vamos ajudá-lo a decidir que wok comprar, pois pode encontrar-los em diversos materiais e tamanhos, e para todos os preços. Se utilizar o código “soulecuiner” desfruta de um desconto especial de 5% para os nossos leitores.

Mais woks

A partir do momento em que no ocidente foram adotadas técnicas de confeção orientais, como a utilização do wok, as marcas viram-se obrigadas a desenvolver os seus próprios utensílios, adequando-os ao tipo de cozinha e de equipamentos utilizados nelas; foi assim que cada marca começou a fabricar woks com as melhores características das suas frigideiras, mas com a forma e o desempenho dos melhores woks asiáticos. Neste blog iremos abordar as versões desenvolvidas pelas marcas Le Creuset, Woll, Kuhn Rikon e De Buyer. 

Temos a certeza que será para si mais fácil decidir que  wok comprar, que se adapte ao seu estilo de cozinha e necessidades.

Wok em aço de carbono antiaderente

O wok antiaderente da Kuhn Rikon, marca suíça de renome e especializada no fabrico de utensílios de cozinha de qualidade, é um dos nossos preferidos: é mais leve do que os wok de ferro, fácil de lavar e é compatível com todas as fontes de calor.

Tem um revestimento antiaderente de qualidade, para evitar que os alimentos agarrem. A pega é fixada no corpo do wok através de rebites, o que permite que este seja manuseado sem risco de queimaduras, e que os movimentos típicos de saltear alimentos, sejam executados em total segurança.

Está disponível em duas medidas: 24 ou 30 cm de diâmetro.

Wok Le Creuset

A marca de renome mundial no fabrico da tradicional cocotte Le Creuset alargou o seu leque de utensílios e oferece, agora, desde os utensílios mais básicos como facas, descascadores, até serviços de loiça em cerâmica de grés, e não podia deixar de parte o Wok.

Existem três wok Le Creuset: dois fabricados em alumínio com revestimento antiaderente, sendo um com cabo e uma pega e outro com duas pegas laterais. Ambos modelos vêm acompanhados de uma tampa em vidro, o que permite preparar outros cozinhados e, por serem fabricados 100% em metal, podem ainda ir ao forno, o que os torna ideias para preparar arrozes, assados ou outros pratos.

São tão versáteis quão elegantes e compatíveis com todas as fontes de calor, incluindo as placas de indução.

Wok em ferro fundido

A outra proposta da Le Creuset é o wok em ferro fundido, a estrela de qualquer cozinha! Tem duas asas laterais, uma tampa em vidro e acessórios: ideal para saltear, mas também para cozer a vapor, fritar, ou preparar pratos de forno. A sua forma côncava permite que os alimentos fiquem dourados e cozinhem uniformemente.

Funciona em todo o tipo de fogões, até sobre fogo vivo! E não requer tratamentos prévios, nem cuidados de manutenção específicos, além de que deve deixá-lo arrefecer antes de proceder à sua limpeza. Depois de limpo, seque-o bem com um pano limpo ou um pouco de papel absorvente antes de o arrumar. Conheça a fundo este maravilhoso wok aqui.

Wok em titânio da Woll

Com o Wok titanio woll de autêntica qualidade profissional, divirta-se ao fritar, cozinhar a vapor, saltear, estugar, etc. à diferença do que acontece no Wok tradicional, os alimentos ficarão dourados sem queimar. Conhecido pela robustez extraordinária, está preparado para suportar altas temperaturas.

É fabricado em alumínio fundido a 20.000 graus e banhado  com uma camada de titânio antiaderente.

Conserva o calor e distribui-o uniformemente por toda a superfície, proporcionando uma conduta térmica excepcional. Graças à sua inovadora superfície, garante que os alimentos não agarrem, de forma a cozinhar de forma saudável e com uma redução considerável da utilização de gorduras.

Está também disponível em versão indução.

Wok em aço inoxidável

Com o wok Affinity De Buyer em aço inoxidável pode preparar os mais diversos pratos, desde salteados, a fritos, estufados, guisados, alimentos cozidos, cozidos a vapor e até no forno! A vantagem do wok é que pode cozinhar com pouca gordura. É uma espécie de frigideira multiusos.

Tem 32 cm de diâmetro, o que permite preparar uma grande quantidade de alimentos de uma só vez. As asas laterais permitem um melhor manuseamento e segurança. Ao ser tão elegante, pode até utilizá-lo para servir a comida na mesa.

Se já tem um wok, gostaríamos de conhecer a sua opinião. Conte-nos quais os pratos que prepara no seu wok mais abaixo, nos comentários.

 

Wok em ferro mineral De Buyer

À semelhança de todos os produtos da marca francesa De Buyer, trata-se de um wok em ferro ultra-resistente  com pega. 28 cm de diâmetro.  Não tem qualquer tratamento antiaderente, e a sua antiaderência é melhorada após cada utilização.

O Wok em ferro mineral De Buyer é especial para altas temperaturas com pouca gordura: saltear, fritar, dourar… É compatível com placas de indução. Não pode ir à máquina de lavar louça

En la tienda online Lecuine.com

Em Lecuine.pt ao melhor preço

Se ainda não decidiu que wok comprar para começar a preparar os melhores pratos asiátios, ou outros salteados, na loja online Lecuine.pt pode encontrar uma ampla variedade de woks, de várias marcas e preços. Utilize o código “soulecuiner” e compre o seu wok preferido com 5% de desconto.

Rui

Escrito por

Publicado em - Última modificação 08-03-2019

(+34) 930 130 642 , info(at)lecuine.com

A sua opinião é importante para nós

Classifique este artigo, O que lhe pareceu?

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Pinterest
Deixe o seu comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação pela equipe Lecuiners.

Ainda não há comentários para "Que wok comprar para uma alimentação mais saudável?".

Subir