Máquinas de embalar a vácuo, por qual optar?

As máquinas de embalar a vácuo são o equipamento imprescindível para conservar os alimentos por mais tempo, quer no frigorífico, no congelador ou na despensa. O ideal é comprar um modelo que se adapte às suas necessidades e frequência de utilização. Foi por isso que recolhemos algumas das melhores características de alguns dos modelos mais vendidos em Portugal e Espanha.

Conserve os nutrientes dos seus alimentos por mais tempo!

Com a  máquina de embalar a vácuo Foodsaver compre maiores  quantidades, aproveite as promoções, e embale em vácuo para desfrutar dos alimentos com todas as suas propriedades e nutrientes ao longo do tempo.

Depois de realizarmos uma análise, podemos dizer que esta é a melhor máquina de embalar a vácuo, e os clientes que já a compraram confirmam: o preço, a qualidade dos materiais, a garantia e a facilidade de utilização fazem dela uma das mais vendidas.

Existem modelos profissionais, que foram desenvolvidos para uma utilização industrial, em fábricas, restaurantes, pastelarias e outros centros de produção e distribuição de alimentos, mas nós centrámo-nos em máquinas de embalar a vácuo para uma utilização doméstica ou semi-profissional.

Porque devemos ter uma máquina de embalar a vácuo?

Há uma teoria da qual somos partidários: comprar apenas os utensílios que necessitamos, mas que estes tenham uma prestação que vá de encontro às nossas necessidades, mesmo que isso implique um maior investimento. E vamos contar-lhe as vantagens de ter uma boa máquina de embalar a vácuo.

A principal função das máquinas de embalar a vácuo é selar hermeticamente sacos. Mas os alimentos podem também ser cozinhados em sacos de vácuo.

4 formas diretas de poupar quando se utiliza uma máquina de embalar a vácuo:

  • Poupe dinheiro nas compras do dia-a-dia: Compre, por exemplo, os vegetais na sua época e refrigere ou congele-os para poder desfrutar deles durante todo o ano.
  • Tenha menos desperdício alimentar o que se traduz em poupança.
  • Ocupam menos no frigorífico e na despensa: os alimentos fechados a vácuo, ocupam muito menos espaço no frigorífico, congelador e até na despensa; cabem em quase qualquer sítio.
  • Poupa tempo e energia: Prepare as refeições para vários dias e conserve-as no frigorífico ou congelador, sem perder nutrientes.

Sous-vide

Há vários anos que o sous-vide, ou cozinhar a baixa temperatura, faz parte do quotidiano de vários lares. Para cozinhar com este método, é imprescindível dispor de uma máquina de embalar a vácuo, que sele o alimento hermeticamente dentro do saco.

Afinal, quais são os alimentos que podemos embalar a vácuo?

Frutas e legumes, carnes ou peixes, produtos de charcutaria, café ou até cereais, digamos que praticamente todos os alimentos podem ser embalados a vácuo. A máquina de embalar a vácuo extrai todo o ar dentro do saco ao redor do alimento, o que faz com que este se conserve durante até 5 vezes mais do que quando são guardados em recipientes ou sacos com ar. Podem também embalar-se alimentos já confecionados ou líquidos como molhos, cremes, sopas.

Que fatores deverá ter em conta quando decidir investir numa máquina de embalar a vácuo?

Como já referimos, existe um amplo leque de possibilidades, mais ou menos caras, mas há ainda outros aspetos que deverá ter em conta, tal como o volume da máquina, a capacidade, a potência e as funcionalidades da mesma. Verá que, em função da utilização que lhe queira dar, será mais aconselhável um ou outro modelo.

Gastar pouca energia e ser compacta

Como sabe, quando decidimos adquirir um novo eletrodoméstico, seja ele grande ou pequeno, devemos ter em conta que, em função das suas características, este irá consumir mais ou menos energia, e este é um critério a ter em conta quando decidir investir numa máquina de embalar a vácuo, a potência! E não é menos importante perceber quais as dimensões do produto, pois existem algumas máquinas mais compactas, ideais para quem tem pouco espaço de arrumação na cozinha.

Acessórios que pode comprar separadamente para complementar a sua máquina de embalar a vácuo

As máquinas de embalar a vácuo vêm preparadas para começar a funcionar, e algumas até trazem alguns sacos, em rolo ou pré-cortados para que comece a conservar corretamente os seus alimentos. Mas existem ainda recipientes ou mais sacos que poderá adquirir posteriormente, e que lhe irão permitir tirar o máximo partido da sua máquina, recuperando, assim, o investimento.

Garantia e preço

A primeira coisa que nos salta à vista é, obviamente, o preço, factor fundamental quando decidimos adquirir novos utensílios e equipamentos de cozinha. Contudo, nem todos os produtos caros são de qualidade, e nem todos os produtos económicos funcionam pior, tudo depende dos materiais e da marca.

Antes de decidir se uma máquina de embalar a vácuo é cara, tenha em conta alguns fatores:

  • Quem deve contactar caso a sua máquina sofra alguma avaria?
  • O aparelho cumpre com as normas de qualidade e segurança europeias?
  • Em caso de avaria, existe serviço técnico em Portugal ou Espanha?

O ideal será saber a resposta às três questões, e que a mesma seja sucinta. Caso contrário, talvez seja melhor optar por outro aparelho.

A opinião de quem já tem uma máquina de embalar a vácuo

A partilha de opiniões dos clientes que já possuem e utilizam máquinas de embalar a vácuo é imprescindível para quem vai, por primeira vez, adquirir uma; são críticas e opiniões sobre as características e opiniões destas máquinas. Além disso, os clientes são capazes de responder a algumas questões que não vêm nos manuais de instruções.

O que ganha, diariamente, com a utilização de uma máquina de embalar a vácuo?

A principal vantagem da utilização de uma máquina de embalar a vácuo é o prolongamento do período de conservação dos alimentos, sem perder nutrientes nem sabor.

Cozinhar várias refeições ao mesmo tempo, podendo depois congelar ou refrigerar e apenas aquecer os seus pratos no momento de servir.

Economizar, pois pode comprar os melhores ingredientes na sua época natural, e congelar, mantendo todo o valor nutricional, para utilizar ao longo do ano.

Poupar espaço na despensa, frigorífico ou congelador; os sacos ocupam menos espaço do que os tradicionais recipientes.

O top 5 das máquinas de embalar a vácuo

Depois da nossa análise, deixamos os 5 modelos que nos parecem mais recomendáveis, quer pela opinião de utilizadores, quer pela relação qualidade/preço:

1. Máquina de embalar a vácuo Foodsaver FFS015X a melhor relação qualidade/preço

  • Tem um design atraente e é fabricada com materiais de qualidade. Tem uma boa cotação em opiniões de clientes e é, para nós, a melhor máquina de embalar a vácuo para utilizar em casa.
  • A Foodsaver FFS015X é uma máquina com excelente design e funcionalidade. É compacta e, portanto, ocupa pouco espaço quando se arruma. Pode ainda ser guardada na vertical, o que é uma vantagem.
  • Além de todas estas características, são vendidos, separadamente, recipientes para utilizar com esta máquina.
  • Na península Ibérica, tem representação oficial pela Oster e ainda serviço de apoio ao cliente.
  • Medidas: 40 de largura, 15 cm de comprimento e 6,5/9 cm de altura.
  • Custa menos de 100 euros

Pode comprá-la em Lecuine.pt com 5% de desconto se utilizar o código “soulecuiner”

2. Máquina de embalar a vácuo Caso VC 300 Pro

Esta máquina, fabricada em materiais robustos, foi concebida para durar muitos anos. É potente e muito bem avaliada pelos utilizadores. A Caso é uma marca alemã e é pioneira no fabrico de eletrodomésticos de qualidade.

O seu distribuidor é a INDALO Electrodomésticos, S.L. , que presta um excelente serviço de apoio ao cliente.

  • Tamanho: 39 cm de largura, 17 cm de comprimento e 8,5 cm de altura.
  • Custa mais de 200 euros

Pode comprá-la aqui a bom preço.

3. Máquina de embalar a vácuo Foodsaver FFS005X

 

 

É a referência superior à nossa melhor escolha, que inclui algumas características extra a destacar:

  • Um compartimento para guardar o rolo dos sacos, com sistema de corte para facilitar a substituição dos mesmos.
    3 velocidades de extração do oxigénio.
  • Funciona sem necessidade de se segurar com as mãos.
  • Mais controlo, maior precisão, na velocidade de extração do ar.
  • Bomba de extração mais potente.

É muito parecida à nossa melhor escolha, mas com um upgrade.

O preço ascende os 150 euros. Pode comprá-la em Lecuine.pt com 5% de desconto se utilizar o código “soulecuiner”.

4. Máquina de embalar a vácuo Proficook VK 1015

É uma boa escolha, mas não tem representante oficial em Espanha, pelo que o único contacto seria o vendedor. Tem um bom design e um preço médio. Consulte o manual de instruções.

  • Tamanho: 37 cm de largura, 15 cm de comprimento e 8 cm de altura.
  • Custa mais de 70 euros.
  • Pode comprá-la aqui.

5. Máquina de embalar a vácuo Silvercrest SFS 110 A1 disponível nos supermercados Lidl

Esta talvez seja a opção mais económica, e um funcionamento básico que pode fazer desta máquina de embalar a vácuo ideal para utilizar em casa.
As características da máquina de embalar a vácuo Silvercrest são básicas e os materiais de fabrico de menor qualidade.

Os sacos para embalar podem também ser adquiridos no Lidl.

  • Tamanho: não disponível.
  • Preço inferior a 50 euros, em função das promoções no momento da compra.
  • Esta máquina vende-se apenas nos espaços físicos das lojas Lidl.

Se bem que existem outras opções de máquinas de embalar a vácuo de preço inferior a 100 euros, para nós estas são as melhores referências. As marcas Lacor e Jata dispõem de alguns modelos bem atraentes e com boas prestações.

Se conhece outras marcas ou modelos de máquinas de embalar a vácuo que devem constar neste artigo, não hesite em partilhá-las connosco.

Lecuine.pt

Escrito por

Somos uma equipa de profissionais que adquiriram experiência ao longo dos anos em utensílios de qualidade.

Publicado em - Última modificação 01-06-2018

(+34) 930 130 642 , info(at)lecuine.com

A sua opinião é importante para nós

Classifique este artigo, O que lhe pareceu?

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (6 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Pinterest
Deixe o seu comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação pela equipe Lecuiners.

Ainda não há comentários para "Máquinas de embalar a vácuo, por qual optar?".

Subir