Frigideiras que agarram

Quando cozinhamos em frigideiras que deixam agarrar a comida, isto torna-se numa experiência frustrante. Decidimos apresentar-lhe algumas  soluções que lhe irão permitir cozinhar com saúde e durabilidade, bem como indicar os melhores benefícios de utilizar uma boa frigideira em nossa cozinha. Escolher uma boa frigideira é essencial para alcançar bons resultados em casa.

Frigideiras antiaderentes titânio

Panelas de titânio garantem a máxima qualidade e durabilidade com excelente andiaderência. Woll fabricada na Alemanha. Compre com 5% de desconto como o código “soulecuiner“.

Diz o ditado que “o barato sai caro”, e não poderíamos estar mais de acordo. É por esse motivo que recomendamos investir em utensílios de qualidade. Contudo, às vezes os alimentos ficam agarrados ao fundo da frigideira. E é disso que vamos falar hoje, de frigideiras que agarram.

Quando trabalhamos com frigideiras providas de revestimento antiaderente, é importante mantê-las limpas e sem riscos. Deverá cozinhar em lume médio, e nunca a temperaturas muito elevadas, para isso deverá utilizar frigideiras em aço inoxidável, que deverão estar bem quentes aquando da introdução dos alimentos.

Conjunto de frigideiras excelente relação qualidade/preço BRA

A  série efficient de la empresa española BRA.   é ideal para quem procura frigideiras antiaderentes de qualidade, relativamente económicas.

Não há nada mais satisfatório que fazer crepes ou tortilhas sem que eles se partam ou agarrem à frigideira. Se não é o seu caso, então talvez devesse pensar em mudar de frigideiras.

Frigideiras que se agarram, como recuperá-las?

Em função do material com que são fabricadas, cada frigideira reage de forma diferente ao calor e à utilização. Há vários motivos para que a comida se agarre à frigideira, mas o mais provável é que esteja a cozinhar à temperatura errada, com pouca gordura, ou simplesmente a sua frigideira já não está em condições de garantir uma correta utilização.  A potência e tipo de calor com que cozinha pode estar no foco do problema, mas não se esqueça que é ainda mais importante a qualidade da frigideira.

Temos alguma experiência com estes utensílios e vamos tentar ajudá-lo. Primeiro, deverá identificar o material com que estão fabricadas as suas frigideiras, e podem ser:

  • frigideiras de ferro
  • frigideiras em aço inoxidável
  • frigideiras antiaderentes ou frigideiras cerâmicas

Frigideiras de ferro que agarram

Se utiliza frigideiras de ferro deverá ter em conta as instruções e recomendações de utilização do fabricante. Na Lecuine trabalhamos com as marcas De Buyer e Le Creuset. São marcas diferentes e cada uma delas tem as suas recomendações relativamente ao tipo e temperatura de utilização.  

 

Uma das principais recomendações é lavar a frigideira sem utilizar produtos abrasivos que poderiam colocar em causa a antiaderência natural que as frigideiras de ferro ganham com o tempo. Opte por lavá-las à mão com um pouco de detergente e água quente e, depois de lavadas, tenha o cuidado de as secar completamente com um pano ou papel de cozinha. Deverá ainda untá-las ligeiramente com um pouco de óleo neutro, tipo girassol, antes de as arrumar.

Passo 1: Se a sua frigideira de ferro se agarra, volte a realizar a cura: coloque a frigideira em fogo médio; verta uma colher de sopa de óleo e distribua-o por toda a superfície e deixe aquecer durante cerca de 10 minutos; retire do lume e, com cuidado para não se queimar, retire o excesso de gordura com um pouco de papel absorvente.

Passo 2: Cubra o fundo da frigideira com sal grosso e leve a lume médio durante 10 a 15 minutos, até que o sal fique com uma cor acastanhada. Retire o sal e utilize a frigideira como fazia antes. Este processo deverá melhorar a antiaderência da sua frigideira.

Frigideiras em aço inoxidável que se agarram

São conhecidas pela sua elevada capacidade de condução do calor por toda a superfície, e por serem leves, o que torna o trabalho mais confortável.

São, normalmente, as frigideiras preferidas dos grandes chefes de cozinha: permitem uma cozedura uniforme e rápida dos alimentos, e o melhor é que duram vários anos, o que faz delas um investimento seguro.

Se é um utilizador doméstico, deixe que lhe demos algumas dicas sobre como utilizar frigideiras em aço inoxidável:

Uma vez que se trata de frigideiras que aquecem muito rapidamente, talvez lhe pareça que os alimentos se agarram à superfície. E isto pode acontecer por dois motivos: um sobreaquecimento demasiado rápido da frigideira, ou uma utilização incorreta de gordura na preparação dos alimentos. Deverá, portanto utilizar a sua frigideira em aço inoxidável em lume médio. Se cozinhar com ela em lume moderado e pouca gordura, irá obter uns resultados excelentes e a sua frigideira em aço inoxidável poderá acompanhá-lo nos seus cozinhados durante décadas.

Relativamente à conservação, ao tratar-se de uma gama alta de produtos, é preferível que proceda à lavagem manual, evitando máquinas de lavar loiça e produtos abrasivos. É de extrema importância que deixe arrefecer a frigideira antes de a lavar.

Frigideiras antiaderentes que se agarram

As frigideiras antiaderentes foram concebidas para que a comida não se agarre, e para uma redução da utilização de gorduras. Mesmo assim, a comida poderá agarrar-se à sua frigideira antiaderente.

Caso o revestimento antiaderente seja danificado através da utilização de esfregões ou detergentes abrasivos, o perfeita utilização da sua frigideira antiaderente poderá estar em causa. Caso a superfície da frigideira se apresente riscada, queimada ou até descolada, é recomendável que pondere substituí-la.

Caso a sua frigideira apresente defeitos aquando da compra, deverá entrar em contacto com o vendedor e explicar o sucedido, pois todas as marcas de qualidade de frigideiras oferecem uma garantia que cobre defeitos de fabrico, e a sua frigideira deveria ser substituída por uma nova.

Caso o revestimento esteja danificado, este tipo de frigideiras não é recuperável e deverá ponderar investir numa nova frigideira.

Como manter em bom estado uma frigideira antiaderente

Uma vez que estas frigideiras são algo mais delicadas, deverá ter alguns cuidados para manter o revestimento antiaderente em perfeito estado, principalmente evitando a utilização de utensílios metálicos ou afiados.

Conselhos  a ter em conta ao cozinhar com frigideiras antiaderentes:

  • utilize utensílios em madeira ou de silicone, nunca metálicos
  • não aqueça demasiado a frigideira
  • reduza a utilização de gorduras
  • deixe que a frigideira arrefeça antes de proceder à sua limpeza
  • lave a frigideira à mão, e evite a utilização de esfregões ou produtos abrasivos

Com estes breves conselhos, deverá aumentar a vida útil da sua frigideira

Já pensou em investir numa frigideira de qualidade?

Se cozinha diariamente em frigideiras, talvez estes sejam apenas alguns dos motivos para investir numa de qualidade:

  • voltará a sentir gosto pela cozinha
  • o investimento recupera-se ao longo dos anos
  • as frigideiras têm garantia do fabricante
  • se fizer as contas, do final do ano terá gasto menos do que se utilizar frigideiras mais económicas

Na Lecuine dispomos de várias marcas e referências de frigideiras de qualidade que o farão esquecer as más experiências que possa ter tido com frigideiras que agarram.

SalvarSalvar

Lecuine.pt

Escrito por

Somos uma equipa de profissionais que adquiriram experiência ao longo dos anos em utensílios de qualidade.

Publicado em - Última modificação 26-06-2017

(+34) 930 130 642 , info(at)lecuine.com

A sua opinião é importante para nós

Classifique este artigo, O que lhe pareceu?

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Pinterest
Deixe o seu comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação pela equipe Lecuiners.

Ainda não há comentários para "Frigideiras que agarram".

Subir