Frigideiras de ferro fundido

Desde há muitos anos que as frigideiras de ferro fundido tomaram um lugar importante nas nossas cozinhas. E parece que nasceu uma nova época em que aumentam os cuidados com a alimentação, o que inclui também um cuidado na seleção dos utensílios utilizados para cozinhar.

Reconhecida qualidade internacional

Panelas, frigideiras, caçarola de ferro fundido Le Creuset, França. Compre com 5% de desconto como o código “soulecuiner“.

E o ferro é um dos materiais que tem ganho maior destaque, por manter o sabor dos alimentos e por ser mais natural no momento de confecionar os alimentos. Além disso, quando bem conservadas, as frigideiras de ferro fundido podem durar décadas, até mesmo uma vida inteira.

Frigideiras de ferro fundido

As frigideiras de ferro fundido chegam a durar décadas, e passam de geração em geração, são praticamente indestrutíveis!

Trata-se de frigideiras pesadas, robustas e resistentes, fabricadas com materiais nobres, sem revestimentos químicos e, quando bem cuidadas, duram uma vida inteira. Aqui apresentamos algumas referências das melhores marcas do mercado.

Além de conservarem os sabores dos alimentos, e da suas excelentes virtudes no que refere à distribuição uniforme e conservação do calor, as frigideiras de ferro fundido são, normalmente, tão bonitas que nos permitem cozinhar e servir diretamente do fogão ou do forno para a mesa.

A antiaderência destas frigideiras é criada naturalmente, com cada utilização. Poderíamos dizer que cada frigideira de ferro fundido é capaz de contar a história de uma família.

Marcas especialistas em frigideiras de ferro fundido

Poderíamos afirmar que há duas principais marcas de frigideiras de ferro fundido: Le Creuset com produção na Europa e Lodge que tem o fabrico nos Estados Unidos.

Frigideiras de ferro fundido Le Creuset

Esta é, sem dúvida, a marca pioneira em frigideiras de ferro fundido e outros utensílios de elevada qualidade. De certeza que já ouviu falar também nas tradicionais e características cocottes desta marca francesa.

Lodge

Com origem e fabrico nos Estados Unidos, estas populares frigideiras de ferro fundido estão a ganhar, cada vez mais, uma boa posição no mercado europeu.

As vantagens de cozinhar em frigideiras de ferro fundido

Permitem-nos cozinhar em todas as fontes de calor, desde a vitrocerâmica ao gás, indução, placas elétricas, e até mesmo em fogueiras ou no forno!

Cozinhar com frigideiras de ferro fundido  é como viajar atrás no tempo. Estão muito relacionadas com as novas tendências de slow food e cozinha natural. Estas frigideiras aumentam a paixão pela cozinha e pela comida com sabor.

As frigideiras de ferro fundido são frigideiras muito simples, mas com um desempenho extraordinário. Aquecem rapidamente e conservam perfeitamente o calor, sem baixar a temperatura quando adicionamos novos ingredientes, o que nos permite reduzir a potência do calor depois de atingirem a temperatura adequada.

Para cozinhar com frigideiras de ferro fundido, aqueça-a durante 1 a 3 minutos antes começar a preparação da receita e, assim que estiver quente, comece a adicionar os ingredientes. Pode comprovar o aquecimento da superfície adicionando algumas gotas de água, que “dançam” quando esta estiver adequadamente quente.

Para evitar danos na superfície, recomendamos a utilização de utensílios e madeira ou silicone com este tipo de frigideiras.

Como já referimos, ao serem fabricadas em ferro fundido, estas frigideiras permitem que comecemos a preparação no fogão e terminar a confeção no forno.

Como são fabricadas as frigideiras de ferro fundido

O processo de fabrico das frigideiras de ferro fundido não sofreu grandes alterações desde que se começaram a produzir: o metal é fundido a uma temperatura superior a  1500 ºC (2800 ºF), o que nos garante a consistência do material, e uma eliminação eficiente dos resíduos. Durante a fundição, são realizados vários controlos de temperatura, o metal é transformado e vertido nos moldes de cada frigideira.

Frigideiras para uma vida inteira

Quando dizemos que são frigideiras para uma vida inteira garantimos que, quando bem cuidadas, as frigideiras de ferro fundido podem durar décadas e passar de geração em geração. É por isso também que as principais marcas oferecem  uma garantia de qualidade.

O peso das frigideiras de ferro fundido

As frigideiras de ferro fundido pesam, logicamente, muito mais do que qualquer frigideira antiaderente. Uma frigideira  Le Creuset com 24 cm de diâmetro, por exemplo,  pesa cerca de 2,5 kg. É um aspeto a ter em conta no momento da compra, e que foi considerado pelo fabricante, permitindo um manuseamento confortável.

Tipos de frigideiras de ferro fundido disponíveis

Existem vários tipos de frigideiras de ferro fundido, com várias formas e utilizações.

Frigideiras redondas

São as frigideiras mais versáteis, e podem ser utilizadas para fritar legumes, ovos, peixe, ou para selar carnes. São também excelentes para preparar rápidas compotas e legumes “na chapa”. Estão disponíveis com 24  28 cm de diâmetro e existe ainda uma versão mais funda, ideal para tortilhas ou para pratos com molho. Um ponto extra do design destas frigideiras é o seu cabo em madeira, que lhe confere um aspeto rústico e romântico, que encaixa perfeitamente nas cozinhas mais rústicas ou modernas.

Frigideiras “grill”

Estas são as frigideiras ideais para grelhar carnes ou legumes, sem uma barbecue. Ficam com aquele aspeto às riscas tão características dos pratos grelhados. Existem modelos redondos e retangulares.

Skillet

A Skillet é dos modelos mais icónicos no mundo das frigideiras de ferro fundido, com o seu bico característico e reconhecida por ser fabricada 100% em ferro, o que permite que os pratos sejam acabados no forno.

Manutenção e conservação das frigideiras

Conservar frigideiras de ferro fundido é mais simples do que parece, mas decidimos ilustrar este pequeno cuidado que fará que as suas frigideiras durem muitos anos. Esta técnica é aplicada a todas as frigideiras de ferro fundido:

Para manter as frigideiras de ferro fundido em boas condições durante muitos anos devemos ter os seguintes cuidados:

  1. lavar com água (utilizar uma esponja suave quando necessário)
  2. secar completamente com um pano ou papel absorvente
  3. finalmente, untar ligeiramente com um pouco de óleo para evitar que oxide

Apesar da Le Creuset indicar que se podem lavar na máquina, é recomendável lavar as frigideiras de ferro fundido à mão. Quando ficarem restos de comida na frigideira, utilize uma escova natural para remover a maior parte e, depois, utilize uma esponja ou um esfregão suave com um pouco de detergente. Seque bem e unte com uma gota de óleo para garantir um excelente estado de conservação. Estes pequenos cuidades farão as suas frigideiras durar muitos anos.

Onde comprar frigideiras de ferro fundido?

Pode encontrar frigideiras de ferro fundido nas melhores lojas da sua cidade. Pode também encontrá-las online na Lecuine.pt, e recebê-las diretamente na sua casa num prazo de 24/48 horas, sem encargos adicionais. Utilize o códico “soulecuiner” para obter um desconto de 5% no valor total da sua compra.

Se decidiu investir numa frigideira para a vida, pode fazê-lo aquí.

Na loja online Lecuine.pt

Na Lecuine, pode encontrar frigideiras e grelhadores de ferro fundido Le Creuset.

Lecuine.pt

Escrito por

Somos uma equipa de profissionais que adquiriram experiência ao longo dos anos em utensílios de qualidade.

Publicado em - Última modificação 14-06-2017

(+34) 930 130 642 , info(at)lecuine.com

A sua opinião é importante para nós

Classifique este artigo, O que lhe pareceu?

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Ainda não há avaliações)
Loading...
Pinterest
Deixe o seu comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação pela equipe Lecuiners.

Ainda não há comentários para "Frigideiras de ferro fundido".

Subir