Extratores de sumos, qual é o melhor?

Uma das melhores formas de consumir fruta fresca é através dos sumos naturais, que são fonte de nutrientes e enzimas, indispensáveis para uma alimentação cuidada e corpo são. Preferentemente, e de forma a manter a maior quantidade de nutrientes, os sumos devem ser consumidos logo após a sua preparação.

Melhor Extractor de sumos

Compre o melhor extrator de sumos desta seleção, com 5% de desconto. O único com 30 anos de garantia para motor, 100% fabricado em França.

É por este motivo que, desde há uns anos, as maiores marcas de pequenos eletrodomésticos começaram a desenvolver e comercializar extratores de sumo por pressão a frio; esta técnica conserva ao máximo os benefícios dos frutos ou vegetais, e impede que oxidem tão rápidamente. Neste artigo, abordaremos as funções dos extratores de sumos e também alguns modelos dos mais vendidos hoje em dia.

Mas para que faz falta um extrator de sumos, se em todas as casas há um espremedor tradicional, ou uma liquidificadora, ou até um robot de cozinha que tritura e liquidifica? Investigadores da área da saúde demonstraram que, para nos mantermos saudáveis, devemos consumir sumos de frutos e vegetais que não tenham oxidado pelo seu contacto com o ar, mantendo assim todos os nutrientes e vitaminas. Está comprovado que um sumo de frutas e vegetais por dia, quando preparado com um extrator, aporta grande parte dos nutrientes e enzimas de que o nosso organismo necessita. Um extrator de sumos pode fazer toda a diferença na sua alimentação.

Liquidificador

No liquidificador podemos também preparar sumos de frutas e vegetais, se bem que este não é o equipamento mais recomendável, pois ao triturar gera calor que elimina parte dos nutrientes.

Robot de cozinha ou processador de alimentos: Apesar de se conseguirem bons sumos de frutas e/ou vegetais com um processador de alimentos ou robot de cozinha, estes também funcionam por trituração. Este método acaba também por destruir parte dos nutrientes das frutas e vegetais, o que não acontece quando os sumos são preparados através de uma centrifugação a frio.

Liquidificadora ou extrator de sumos?

O expremedor de frutas: o espremedor tradicional é o mais rápido e económico, mas não é a nossa escolha. O espremedor que todos temos em casa dá apenas para espremer frutas e o sumo obtido oxida devido à temperatura e ao contacto dos alimentos com o ar. Assim, o sumo perde grande parte dos nutrientes, enzimas e antioxidantes presentes na fruta.

A liquidificadora: É possível, como já referimos, preparar sumos de frutos e outros vegetais com a liquidificadora, mantendo toda a sua fibra. Algo que deve ser tido em conta se praticamos uma dieta elevada em fibras, ou se temos problemas intestinais. Graças ao seu método de funcionamento, os alimentos são aquecidos, o que ativa o processo de oxidação natural.

Extrator de sumos por trituração

O equipamento que veio revolucionar esta era de uma alimentação saudável foi o slowjuicer, ou extrator lento de sumos, que permite preparar, em casa, sumos vegetais puros, com todos os nutrientes da fruta e legumes. No processo de prensa lenta por trituração, parte da fibra é eliminada, pois o consumo excessivo desta pode ser prejudicial para o nosso intestino. Funciona através de uma prensa lenta a frio, sem friccionar em demasia os ingredientes, evitando que estes aqueçam e, assim, mantendo a maior parte dos seus nutrientes.

Estes extratores permitem-nos obter sumos de praticamente qualquer vegetal, sejam frutos, de folhas, rebentos ou hortaliças. Alguns trazem, inclusive, acessórios para preparar bebidas vegetais e manteigas de frutos secos ou sementes.

O extrator de sumos deve estar sempre na bancada da cozinha, pronto a utilizar, para que seja mais fácil prepararmos um sumo natural todos os dias. Há dois tipos de extratores de sumos:

  • Extrator de um único eixe: tem, no seu interior, um eixe que pressiona os alimentos contra as paredes e separa o sumo e a fibra para dois recipientes diferentes, lentamente, para que os alimentos não aqueçam por ação da fricção provocada. Ao não entrar em contacto com o ar, a oxidação natural é evitada. Obtém-se muito mais sumo, e com  mais sabor. Por norma, este tipo de extrator é silencioso e gasta pouca energia. Os alimentos devem ser colocados já cortados em pedaços.
  • Extrator de eixo duplo: por ter dois eixes, é ainda mais eficiente do que o anterior. Por norma, tem uma entrada mais larga, que nos permite colocar os frutos ou vegetais praticamente inteiros. Extrai o sumo ao máximo, separando a polpa praticamente desidratada. É ainda mais lento do que o extrator que tem apenas um eixe, conservando praticamente todos os nutrientes. Os sumos obtidos podem ser conservados durante um dia no frigorífico, sem perder os seus nutrientes.  

Recorde  que quando cortamos alimentos na cozinha, estes começam logo a oxidar; este processo é mais evidente, por exemplo, na maçã, que começa logo a ficar acastanhada. A oxidação acaba por destruir os nutrientes, e é prejudicial para o nosso organismo. Este é mais um motivo pelo qual deve ponderar investir num extrator de sumos, que faz todo o processo sem que os alimentos estejam em contacto com o ar.

Com um extrator de sumos por pressão a frio, pode preparar o seu próprio menu de sumos, e adaptar as receitas aos seus gostos ou necessidades. Vitaminados, refortalecedores, antioxidantes, antibacterianos, etc.

Como escolher o extrator de sumos ideal?

  • Sumo com ou sem polpa: considere se gosta de sumos com ou sem polpa. Os extratores de sumo, por norma e ao contrário dos espremedores ou liquidificadoras, permitem-nos preparar sumos sem polpa, pois a fibra é retida num recipiente à parte.
  • Vegetais e frutos crus: com o objetivo de evitar o aquecimento dos alimentos através da fricção, os extratores têm um funcionamento mais lento. Pode ser mais moroso, mas este processo imprede que os nutrientes sejam perdidos durante o processo. Quanto mais lento, mais saudável será o sumo.  
  • Horizontal ou vertical: Pense no espaço de que dispõe na sua cozinha para utilizar e arrumar o seu extrator de sumos. Há opções mais volumosas e outras mais pequenas, ou que podem ser desmontadas para serem arrumados com maior facilidade.
  • Fácil de utilizar ou multifunções: Pondere se pretende um extrator fácil de utilizar ou se necessita um mais completo, que lhe permita, por exemplo, processar alimentos. Considere também a facilidade de limpeza do extrator.  Garantia: Considere comprar um extrator de sumos que ofereça garantia de reparação ou troca.

5 extractores de sumos que nós recomendamos

Com base na preferência dos consumidores portugueses, num orçamento médio e as prestações, escolhemos 5 modelos de extratores de sumos, para lhe darmos a nossa opinião.

Juice Expert 4 Magimix

Na nossa opinião,  desta análise, selecionámos o  Juice Expert 4 como melhor extrator de sumos pelos seguintes motivos:

O Juice Expert é o nosso preferido por ser multifunções e pela sua garantia de 30 anos para motor e 3 anos integral.  

Além de prensar a frio e de funcionar como extrator de sumos, o  Juice Expert da Magimix inclui discos para fatiar, ralar, cortar em juliana.

Porque escolhemos este extrator de sumos:

  • É isento de  BPA.
  • Velocidade:  profissional e é ultra-silencioso.
  • Potência do motor: 400 W
  • Marca: francesa, integralmente fabricado en França.
  • Preço: Compre-o aqui com um desconto exclusivo.
  • Garantia em Portugal: Sim, 3 anos integral e 30 anos para o motor.

Uma versão mais económica: Juice Expert 3

O Juice Expert 3 é uma versão algo mais simples do extrator apresentado anteriormente; tem o mesmo desempenho que o Juice Expert 4, excepto a função de fatiar e ralar, pois não tem incluídos os discos de corte.

Se apenas pretende um extrator de sumos, esta é a nossa recomendação para si. De qualquer forma, pode posteriormente comprar o acessório dos discos de corte e completar o seu robot quando quiser.

Porque escolhemos o Juice Expert 3 da Magimix:

  • É isento de  BPA.
  • Velocidade:  profissional e é ultra-silencioso.
  • Potência do motor: 400 W
  • Marca: francesa, integralmente fabricado en França.

Preço: Compre-o aqui com um desconto exclusivo.

Uma alternativa recomendada: Infiny Juice Moulinex

Quem utiliza este extrator de sumos, gaba-o pela textura dos sumos obtidos. O preço é médio, mas consideramo-lo uma excelente relação qualidade/preço, pelos materiais com que está fabricado. A Moulinex dá garantia de reparação por 10 anos para este modelo.

As suas características:

  • Prensa a  frio, capacidade para 0,8 litros.
  • Velocidade:  rotação baixa (82 rpm)
  • Marca: francesa
  • Preço: Compre-o aqui ao melhor preço.
  • Garantia em Portugal: sim, de 2 anos.

Opções mais económicas: Extrator de sumos Aicok

Pelo processo de produção, e pelos aditivos (corantes e conservantes), a maior parte dos sumos que são vendidos nos supermercados, perdem grande parte dos nutrientes, motivo pelo qual os incluimos nas nossas dietas. É por isso que apostamos em sumos naturais, preparados em casa; basta ter fruta natural e o equipamento adequado.

Também é possível preparar sumos em equipamentos mais económicos, como o extrator de sumos da Aicok. Estas são as suas principais características:

  • É isento de BPA
  • Tem 3 velocidades
  • Garantia: 2 anos
  • Marca: chinesa

Preço: Compre-o aqui ao melhor preço

Extrator de sumos da DECO

Na Lecuine experimentámos alguns extratores de sumos e robots com essa função. Contudo, também costumamso basear-nos em relatórios elaborados pela DECO, depois de fazerem vários testes com diferentes equipamentos e marcas.

Acreditamos que a escolha de um pequeno utensílio deve ser ponderada, para que resulte num investimento seguro, e que possa desfrutar dos seus sumos naturais, aproveitando ao máximo o seu valor nutritivo. Recorde considerar o consumo, a capacidade do recipiente e que seja um extrator a frio.

Extractor de sumos do Lidl

Há supermercados que têm extratores de sumos e espremedores de marca própria. O Lidl não é excepção e tem também liquidificadores da marca Silvercrest. Contudo, não é, na nossa opinião, a melhor opção para quem procura preparar sumos ricos e vitaminados. Recomendamos a utilização de extratores de sumos a frio.

Qual é o seu extrator de sumos preferido? Partilhe connosco a sua opinião sobre os extratores de sumos que já experimentou.

Lecuine.pt

Escrito por

Somos uma equipa de profissionais que adquiriram experiência ao longo dos anos em utensílios de qualidade.

Publicado em - Última modificação 11-10-2019

(+34) 930 130 642 , info(at)lecuine.com

A sua opinião é importante para nós

Classifique este artigo, O que lhe pareceu?

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Pinterest
Deixe o seu comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação pela equipe Lecuiners.

Ainda não há comentários para "Extratores de sumos, qual é o melhor?".

Subir