Critérios para escolher pedras de afiar facas

Um fuzil e uma pedra de afiar facas são os dois utensílios necessários para manter as suas facas tão afiadas como no dia em que as comprou. Hoje vamos falar sobre pedras de afiar facas.

Devolva o fio às suas facas

A pedra da afiar Wüsthof oferece tudo que você precisa para um polimento perfeito. Além de oferecer 1000/4000 grãos para tirar o máximo partido da lâmina, traz uma pedra de amolar pelo que irá muitos anos como o primeiro dia.

Desde a pré-história que  se utilizam pedras de afiar facas. O movimento contínuo de vaivém da faca sobre a pedra deixa o cume desta mais fino e, como tal, afiado. Dependerá do desgaste que queremos dar à lâmina, a porosidade da pedra de afiar que, quanto mais porosa for, mais abrasiva será a sua ação.

Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é assim tão complicado manter as facas de cozinha afiadas, desde que se tenham alguns cuidados. E quando experimentamos as pedras de afiar facas percebemos que se trata de uma tarefa simples, à qual acabamos habituando-nos. Sem dúvida que, ao contrário do que a maioria pensa, as facas bem afiadas são menos perigosas do que as facas chamadas “cegas” que acabam por danificar os produtos mais delicados, pois podemos produzir cortes rápidos e precisos, sem margem de erro. Neste artigo pretendemos apresentar-vos os vários tipos de pedras de afiar facas e iremos abordar os princípios básicos desta técnica.

A gramagem das pedras de afiar facas:

Apesar de ser uma tarefa fácil, há alguns fatores a ter em conta no momento de afiarmos as nossas facas: O desgaste, o afiamento e, por último, o polimento. O tipo de gramagem da pedra é denominado por granulometria e, quanto mais pequena seja a medida, mais grossa ou porosa será a pedra. É isto que define o tipo de pedra de afiar:

  • Para desgastar o cume deve utilizar-se uma pedra com uma gramagem entre  300 e 500
  • Para afiar gramagem entre 1000 e 4000
  • Para polir, recomendamos uma gramagem superior a 6000

As pedras de afiar facas podem ser de origem natural, polida sob a forma de lingote, ou fabricadas através de diversos tipos de gravilhas.

As pedras de afiar fabricadas são produzidas através da cocção de vários tipos de gravilha, em função da granulometria desejada. Esta gravilha, cozida e prensada em moldes, dá origem a algumas das pedras de afiar facas que conhecemos.

Na Lecuine, trabalhamos com dois fabricantes de pedras de afiar facas. Por um lado, a reconhecida marca alemã Wüsthof e, pelo outro, a marca de facas japonesas Kai. Estas duas marcas dão-nos a garantia de qualidade que os nossos clientes merecem.

Vamos falar um pouco sobre pedras de afiar facas e das capacidades de cada uma delas que, por norma, são formadas por duas partes: duas pedras unidas com diferentes gramagens.

Onde comprar pedras de afiar?

Se pretende comprar pedras de afiar facas  na internet, visite a Lecuine e escolha a que mais se adaptar às suas necessidades. Utilize o código  “soulecuiner” e desfrute de  5% de desconto sobre o valor total da sua compra.

Pedras de afiar facas: o desgaste da lâmina

O desgaste da lâmina refere-se a reduzir o ângulo do fio da faca. Quanto mais reduzido seja o ângulo, maior capacidade de penetração no alimento terá a faca. Esta característica é facilmente visível em facas especiais para cortar presunto ou em facas de  desossar; trata-se de facas mais estreitas, com um ângulo bastante reduzido. É recomendável realizar este tipo de afiado apenas esporadicamente, pois trata-se de um procedimento bastante abrasivo que desgasta a lâmina da faca, aumentando a sua capacidade de corte.

Para proceder ao desgaste das facas, deve utilizar-se uma pedra com uma gramagem reduzida,  entre 300 e 500 aproximadamente. Depois de realizar o desgaste, a faca deve ser mantida com duas ou três passagens na pedra.

Afiado o afinamento da faca

Afiar o afinar, em linguagem técnica, é o mesmo. Trata-se de realizar vários movimentos sucessivos da faca sobre uma pedra suficientemente abrasiva para dar à lâmina o ângulo de fio perdido, e recuperar a sua capacidade de corte.

Para tal, podemos começar com uma pedra com 1000 e passar depois a uma com uma gramagem mais fina, para aumentar a capacidade de corte da faca. Uma de 3000 é ideal para dar  um acabamento profissional à nossa faca.

Pedras de afiar facas: o Polimento

O polimento deve ser feito com as pedras de afiar mais finas que encontremos. Trata-se de pedras tão finas e duras que conferem à lâmina da faca aquele brilho que tanto nos seduz numa boa faca afiada. Esta pedra tem, fundamentalmente, a função de eliminar os riscos que possam surgir na lâmina depois de desgastada e afiada.  Há quem diga que esta pedra, com uma gramagem superior a 6000 não é necessária por conferir um acabamento quase imperceptível, mas de extrema importância para perfecionistas.

Este artigo tem o objetivo de lhe dar a conhecer as várias pedras de afiar facas e de o ajudar a utilizá-las corretamente.  Se acha estes conselhos úteis ou nos quer deixar a sua opinião, teremos todo o gosto em recebê-la nos comentários.

Se ainda não se sente à vontade para utilizar pedras de afiar facas, convidamo-lo a ler o nosso artigo sobre afiadores de facas, manuais ou elétricos.

Na loja Lecuine.pt

Na Lecuine dedicamos uma secção completa às técnicas e utensílios de afiar facas.  

Não se esqueça que pode comprar as suas pedras de afiar facas com 5% de desconto utilizando o código “soulecuiner

Como afiar suas facas video

Lecuine.pt

Escrito por

Somos uma equipa de profissionais que adquiriram experiência ao longo dos anos em utensílios de qualidade.

Publicado em - Última modificação 04-07-2017

(+34) 930 130 642 , info(at)lecuine.com

A sua opinião é importante para nós

Classifique este artigo, O que lhe pareceu?

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Pinterest
Deixe o seu comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação pela equipe Lecuiners.

Ainda não há comentários para "Critérios para escolher pedras de afiar facas".

Subir