Como afiar facas em casa

Não há pior coisa que utilizar em cozinha facas que não cortem! E é normal, com a utilização, as facas começarem a perder o fio. Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas das ferramentas mais adequadas para recuperar o fio das facas. Falaremos de afiadores manuais, elétricos e de pedras de afiar.

Um afiador indestrutível

O Afiador de facas DUO Luxus de Wüsthof permite trabalhar de forma fácil e sem pressão, tanto para restaurar e manter a lâmina tão afiada. Compre com 5% de desconto como o código “soulecuiner“.

Muitos dos nossos clientes pedem-nos ajuda sobre como afiar facas quando estas, devido à utilização exaustiva, começam a perder o fio e deixam de cortar. Na Lecuine.pt dispomos de alguns afiadores manuais, elétricos e pedras a água que deixarão as suas facas como no primeiro dia.

Uma faca bem afiada é indispensável para executar cortes de alimentos precisos e rápidos.

Porque perdem as facas o fio?

Uma utilização diária das facas causa um desgaste que é inevitável, e cada faca, dependendo da qualidade do aço com que está fabricada, e da utilização que lhe damos, pode durar mais ou menos tempo afiada.

Basicamente, as facas perdem o fio por cortar em superfícies mais duras, por serem utilizadas incorretamente, por serem utilizadas em alimentos ácidos como o tomate, limão, etc, ou até por colidir com outros utensílios, quando não são devidamente arrumadas.

É muito importante verificar com alguma frequência e antes de cada utilização o estado das duas facas. Caso estas apresentem alguma fenda ou moça na lâmina, o melhor é pedir ajuda a um afiador profissional. Contudo, se a faca apenas perdeu o fio, com este artigo irá aprender a recuperá-lo.

Afiar facas em casa (sem desistir na tentativa)

Para afiar facas, o método é similar e executado em duas fases: uma primeira em que se desgasta a faca e uma segunda, para polir qualquer imperfeição e deixa o cume da faca como quando a comprou. Podemos recorrer a afiadores manuais ou elétricos, pedra e fusil.

Afiadores manuais ou elétricos

Existem vários tipos de afiadores manuais, dos mais pequenos e portáteis até aos mais robustos, como os da Wüsthof. Este é o sistema mais simples de afiar facas: basta passar a lâmina da faca pelas ranhuras do afiador, num movimento que traga o cabo da faca na sua direção. Deve passar-se primeiro na ranhura mais larga para desgastar a lâmina e só depois na ranhura mais estreita, fabricada em cerâmica, para conferir à lâmina da faca um acabamento perfeito. Depois de afiar as facas, é recomendável limpar o afiador com um pano seco.

O vídeo abaixo exemplifica como funciona este processo e pode ser utilizado com qualquer afiador manual.

Com os afiadores elétricos, o procedimento é similar, mas normalmente as duas fases do afiamento são realizadas na mesma ranhura.

Afiar facas na pedra

Este é, talvez, o método que mais técnica exige, mas nada que não consiga fazer com alguma prática. É recomendável ter duas pedras: uma para desgastar a lâmina da faca e outra para afiar e afinar o cume da faca.

Para afiar facas na pedra, e de modo a facilitar o processo, pode ajudar-se de uma cunha, que servirá de guia para manter a faca apoiada no ângulo correto, e depois realizar movimentos de vai-vem.

Fuzil: para que serve e como utilizá-lo

O fuzil é o utensílio que não deve faltar na sua cozinha. É ideal para manter as suas facas em bom estado. Habitue-se a passar as facas no fuzil antes de cada utilização.

Se, depois de ler este artigo, decidiu dizer não às facas cegas, preparámos um desconto especial para si: compre qualquer afiador de facas, pedra de afiar ou fuzil em Lecuine.pt com desconto de 5% utilizando o código Soulecuiner

Lecuine.pt

Escrito por

Somos uma equipa de profissionais que adquiriram experiência ao longo dos anos em utensílios de qualidade.

Publicado em - Última modificação 14-06-2017

(+34) 930 130 642 , info(at)lecuine.com

A sua opinião é importante para nós

Classifique este artigo, O que lhe pareceu?

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Pinterest
Deixe o seu comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação pela equipe Lecuiners.

Ainda não há comentários para "Como afiar facas em casa".

Subir